Facebook  Instagram  LinkedIn  YouTube

Notícias

Uberaba está no grupo seleto das melhores cidades do Brasil em Saneamento

 

Uberaba ocupa a 23ª colocação no ranking do saneamento básico das 100 maiores cidades brasileiras, subindo duas posições em relação ao ano de 2023. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (20) em um novo estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil e colocou o município acima de capitais como Brasília (27º) e Belo Horizonte (42º).

A evolução se deu em virtude da inserção de investimentos em redução de perdas que entraram na contabilização do estudo no nível denominado de Eficiência. Os dados do ranking são baseados nos indicadores mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS/ Ministério das Cidades) e referem-se ao ano base de 2022.

Entre os índices de saneamento pesquisados está o indicador de atendimento total de água. Em Uberaba ele é de 100%, maior inclusive de Maringá (PR), que está em primeiro lugar no ranking nacional. Outro indicador de destaque da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas é o de tratamento de esgoto: 98,50%. No Brasil hoje quase 32 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e cerca de 90 milhões são impactados pela ausência de coleta de esgoto.   Outro indicador de destaque de Uberaba foi o de redução de perdas na distribuição: 36,58%.

O presidente da Codau, Rui Ramos, destaca que o ranking posiciona Uberaba como referência no cenário nacional, além disso, entre as 100 maiores do saneamento, apenas quatro são de Minas Gerais. “Estamos avançando cada vez mais pois nos últimos meses já entregamos dois Centros de Reservação e em breve outros dois, aumentando a infraestrutura de reservação em mais 24%. Teremos também mais quatro poços profundos que reforçarão o abastecimento. E para o futuro, em médio prazo, o novo sistema rio Grande que garantirá o abastecimento pelos próximos 30 anos.”

Assessoria de Comunicação Codau 20.03.2024

Fale 115

 Facebook   Instagram   LinkedIn   YouTube

Clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade. Site desenvolvido por Desenvolvido por Portal GRC - Desenvolvimento de sites para órgãos Públicos.